Ollantaytambo

IMG_0157

Meu segundo lugar favorito.

DSC09689

Aqui eu passei a admirar ainda mais os incas e talvez rever meus conceitos sobre a existência de extra-terrestres rsrs. Nesse lugar você passa a refletir sobre quem foi esse povo, como conseguiram fazer tanto em tão pouco tempo de existência. Acredita-se que o império inca durou aproximadamente 300 anos. Os primeiros indícios datam de 1200 d.c. e esse povo foi dizimado em 1530 mais ou menos, com a chegada dos espanhóis. Segundo a guia, o número de incas chegava nos 18 milhões.

IMG_0146

Eu acho que essa gente passava o tempo todo talhando pedras!!! E sem ferramentas, era pedra na pedra mesmo. E também não há indícios do uso da roda, era tudo arrastado, empurrado, com o auxílio de troncos colocados sob a pedra. Mas a perfeição de encaixe, a lisura, o formato, e o local aonde eles levavam as pedras é de considerar que os incas tiveram a ajuda de seres extra-terrenos mesmo!

Outra coisa muito interessante é o conhecimento que eles tinham de astronomia. Eles conheciam exatamente os movimentos da terra, do sol, a posição das estrelas e tantas outras coisas. E suas edificações eram baseadas nesses conhecimentos e com isso conseguiam coisas extraordinárias.

DSC09696

Por exemplo: essa montanha da foto de cima tem um perfil de um rosto, cuidadosamente esculpido pelos próprios incas (o que já é magnífico por si só).

IMG_0111

Notem o detalhe do olho

Na foto seguinte, nota-se que foi esculpida na parede metade do que eles chamam de Cruz Andina. No solstício de inverno, quando o sol nasce e seus primeiros raios atravessam o rosto esculpido da montanha, ela faz sombra nessa pedra, formando exatamente a outra metade da cruz!! Não é fantástico?!

DSC09700

IMG_0134

A guia disse que em Machu Picchu existe esse mesmo fenômeno criado pelos incas, porém a cruz está com a metade de cima e a sombra se forma na metade de baixo.

Eu simplesmente adorei esse lugar. O único inconveniente é subir infinitos degraus, lembrando que é o ponto mais alto, 3.800 m/snm. A gente sobe 10 degraus, e o coração já está saindo pela boca. Mas o que vemos e aprendemos vale todo esforço.

Nosso tour terminou por aqui, mas hoje não voltamos para Cusco, mas sim seguimos de trem para Águas Calientes, porque amanhã é o grande dia: Machu Picchu.

3 pensamentos sobre “Ollantaytambo

  1. A construção de um prédio ou de uma casa hoje em dia, mesmo com todas as máquinas e equipamentos já é demorada e dá um trabalhão…imagine antigamente, construir um templo destes sem o mínimo de tecnologia e sem nada para carregar! Incrível!

Deixe um comentário